segunda-feira, 31 de março de 2014

Proctalgia Fugax

A proctalgia Fugax é uma doença funcional do reto - ânus que atinge até 5% da população. A causa é desconhecida, no entanto sabe-se que se trata de uma doença benigna. 
O principal sintoma é a dor no ânus - r
eto que pode ser muito intensa, lancinante, sem irradiação ou relação com as evacuações e que geralmente dura menos de 20 minutos.
A dor geralmente aparece à noite, mesmo durante a madrugada acordando o paciente no meio da noite. O exame do ânus nao demonstra nenhuma alteração que justifique a dor.
A dor é geralmente relacionada a espasmos nos músculos elevadores do ânus. Mecanismos que relaxem a musculatura  aliviam a dor.
O início dos sintomas ocorre geralmente na idade adulta. É caracterizada como caimbra, espasmo anal. 
As mulheres são mais afetadas que os homens. Existem pessoas que logo após a crise de dor evoluem com necessidade urgente de evacuar (defecar). Os sintomas são recorrentes e não têm cura mas podem ser controlados com medicação. 
Para pacientes com alteração do hábito intestinal, idade >50 anos, sintomas atipicos ou sinais de alarme (perda de peso, muco e sangue nas fezes) há necessidade de colonoscopia para descatar colopatia (câncer de intestino, diverticulose, colites). E lembrar que tumores da coluna (cauda equina) podem mimetizar os sintomas da proctalgia fugax.
Há necessidade de avaliação por um especialista para descartar também como causa dos sintomas as hemorróidas, fissuras, fístulas, abscessos, neoplasias (câncer). No diagnóstico diferencial, é necessário pesquisar outras patologias, tais como distúrbios do assoalho pélvico, neuropatia do nervo pudendo, por exemplo. Para isto pode ser necessário avaliação do assoalho pélvico, com exames tais como ultrassom endoanal, manometria anorretal, defecografia entre outros.
O tratamento consiste em banhos quentes, miorrelaxantes musculares e orientações gerais. E sempre ter em mente que há necessidade de descartar outras patologias associadas, que poder mimetizar os sintomas.``(texto do 
Dr.Rogerio Serafim Parra, Proctologista)

NO TRATAMENTO atraves da FISIOTERAPIA PELVICA utilizamos o biofeedback computadorizado, tecnicas manuais e sondas especiais para que o paciente possa visualizar suas contracoes e interferir, conscientemente no processo, aprendendo a relaxar a sua musculatura anal. O RESULTADO costuma ser muito bom, proporcionando grande alivio ao paciente. 
                                  
                                 

Dra.Silvia Lucia Tarifa
Fisioterapeuta Pelvica
Crefito 3059F

sexta-feira, 21 de março de 2014

FALANDO SOBRE UMA SAÚDE PERFEITA

SISTEMA GASTROINTESTINAL - FALANDO SOBRE UMA SAÚDE PERFEITA

ELEMENTOS PARA UMA SAÚDE PERFEITA
Falando sobre o sistema gastrointestinal

Do momento em que colocamos o garfo na boca, tudo acontece a seu tempo, como numa perfeita linha de produção. Cada tipo de alimento que ingerimos será processado por enzimas específicas para que libere seus nutrientes, que nos servirão de combustível depois de absorvidos pelo intestino. Proteínas formarão todos os tipos de tecidos,  gorduras e carboidratos serão usados como energia básica,  vitaminas e minerais regularão o funcionamento do corpo.
Mas isso não é tudo e precisamos também de minerais e de fibras, que depois de devidamente ``trabalhadas`` pelas bactérias intestinais resultam em fezes com forma, consistência e frequência saudáveis.  Numa dieta sem fibras e á base de muitos produtos industrializados, o tempo de trânsito intestinal é de 48 horas, mas nas dietas ricas em fibras, esse tempo diminui para 30 horas. Ninguém deve esquecer que um tempo maior de trânsito intestinal significa um aumento perigoso de tempo de exposição da parede intestinal às substâncias tóxicas contidas nas fezes.
Entretanto, além de uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos antioxidantes, o funcionamento ótimo do sistema gastrointestinal depende de três aspectos básicos: um boa digestão, o cuidado com a permeabilidade da mucosa intestinal e a manutenção de uma flora equilibrada. Com esses atributos, intestino algum incomodará o seu dono. `` (trecho retirado do livro ``O Cérebro Desconhecido``, de Hellion Póvoa)
Um dos focos da minha atuação fisioterapêutica é o tratamento da incontinência fecal e da constipação intestinal.  A quantidade de pessoas, em especial mulheres, com dificuldades intestinais é surpreendente!
O fortalecimento da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, a massoterapia direcionada ao relaxamento da musculatura tensionada de forma generalizada, as manobras apropriadas realizadas na região abdominal para facilitar o transito intestinal e a liberação de fezes endurecidas e gases, os exercícios para correção da estática pélvica, são todos recursos benvindos quando tratamos a prisão de ventre e a incontinência anal.

Mas acredito que sempre colheremos os maiores benefícios, em todos os nossos sistemas corporais,  além do nosso sistema gastrointestinal a medida que assumimos nossa responsabilidade pelo nosso corpo humano e nossos hábitos de vida.